Erechim - Guia Erechim - Clicou. Achou. Promoções Erechim

Notícias Erechim

Equipe da FHSTE realiza cirurgia para tratamento de ferimento no coração

Equipe da FHSTE realiza cirurgia para tratamento de ferimento no coração

Equipe cirúrgica da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, composta pelos médicos cirurgião geral Paulo Orengo, cirurgião vascular Fernando Savegnago, anestesiologista Leandro Roisman, plantonista Wilson Taglietti e equipe de enfermagem, realizou uma cirurgia para tratamento de ferimento cardíaco.

No dia 27 de junho, a paciente de 24 anos foi vítima de agressão por quatro golpes de faca no tórax na região do coração, tecnicamente conhecida como pré cordio. Um destes golpes atingiu o músculo do coração, o que causou sangramento dentro do tórax, fazendo com que a paciente corresse risco de morte.

Conforme o cirurgião vascular Fernando Savegnago, o atendimento intra-hospitalar teve que ser rápido, e em poucos minutos a paciente estava na sala de cirurgia sendo operada, realizando uma sutura do músculo do coração para estancar o sangramento. "Este tipo de ferimento é uma situação muito grave, que na grande maioria das vezes o paciente não chega vivo ao serviço de emergência do hospital. Por isso, o atendimento médico deve ser o mais rápido possível e na maioria dos casos deve-se instituir o tratamento cirúrgico para correção do
ferimento" ressalta Fernando.

Taxas reais de sobrevida são de difícil cálculo, mas muitos estudos estimam taxas de mortalidade chegando a 95% dos casos. O mecanismo do trauma e o quadro clínico à admissão e o atendimento hospitalar são as variáveis mais importantes para a determinação do desfecho nesses pacientes.

A paciente reagiu bem à cirurgia, ficou por 48 horas internada na CTI - Centro de Tratamento Intensivo do hospital, e no 12º dia de internação a paciente foi para casa bem.



<< voltar



Deixe seu comentário

 

 

 

indicar Guia Erechim
sua home
contato

telefones